Apesar de carta fiança e seguro garantia objetivarem o cumprimento de contratos, ambos apresentam diferenças importantes.

A fiança bancária consiste em um contrato em que uma instituição bancária, no papel de fiador, garante o cumprimento do trato firmado entre o afiançado e seu credor. O banco emite uma carta fiança com prazo máximo, que será demonstrada pelo contratante em eventual cobrança ou execução pelo credor. A fiança bancária é regulada pelo Banco Central (BACEN).

O seguro garantia é uma relação contratual onde o tomador paga um prêmio para a seguradora assegurar o cumprimento das obrigações contratuais. O seguro garantia é regulado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Vantagens do Seguro Garantia

Custo– Seguro garantia costuma apresentar valor consideravelmente menor que carta fiança. Ao passo que seguro garantia geralmente custa de 0,5% a 2% ao ano, carta fiança geralmente custa de 2% a 5% ao ano.

Agilidade – Seguro garantia pode ser analisado e emitido em poucas horas, de forma 100% online. A período de análise da carta fiança é de 7 dias.

Parâmetros de Aceitação – Seguro garantia pode ser contratado por empresas de todos os portes. Ao passo que empresas de pequeno e médio portes geralmente têm dificuldade em contratar carta fiança bancária.

Vantagens da Fiança Bancária

Aceitação – Alguns contratos aceitam apenas fiança bancária como garantia.

Garantia Para Obrigações Financeiras – A aceitação para operações em que o principal risco é financeiro, como operações de empréstimos, são dificilmente aceitas por seguradoras.

Qual opção contratar?

Via de regra, o seguro garantia será mais barato que a carta fiança bancária, consequentemente, nos casos em que o seguro é aceito, recomendamos a contratação do seguro garantia.

Para operações sem aceitação no seguro garantia, é recomendável a utilização da carta fiança.